Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amor Próprio

mulher olhando no espelho sorrindo - amor próprio

A busca incessante por aprovação dos outros pode nos levar ao adoecimento da alma e do corpo. Da alma porque nos tornamos inadequados para nós mesmos e no corpo porque os constantes ataques a que nos infligirmos geram dores profundas que se manifestam em dores físicas.

O que buscamos mesmo quando buscamos a aprovação aos outros? Talvez você já tenha se perguntado isso inúmeras vezes. Porque o olhar do outro, ou as palavras dos outros significam tanto pra mim ? Porque simplesmente não dou de ombros e sigo meu caminho quando vejo que não me respeitam ?

No fundo não é você que precisa tanto dessa aprovação. mas aquela criança pequena e indefesa que não se sentiu amada o suficiente para que hoje você pudesse se amar.

Mas afinal: O que é esse Amor próprio?

O amor próprio é construído primeiro com os tijolinhos daqueles que nos armam. Podemos até comparar com um terreno que você ao comprá-lo o cerca para que ninguém invada e só depois começa construir.

Essa primeira cerca ou barreira é feita pelos que cuidam de nós, ou pelo menos deveria ser. Mas quando isso não acontecee começamos a construir a nossa casa, ou seja o nosso eu, cheios de medo e insegurança e por isso continuamos a ser invadidos por todo tipo de desrespeito. Parece que atraímos pessoas que não nos valorizam, que se aproveitam da nossa fragilidade.

Os males da falta de amor próprio

1- Expectativa no outro Quando estamos vulneráveis, a tendência é sempre acrecitar que alguém pode nos proteger. Que alguém pode suprir aquela falta que a gente carrega na alma. Claro que Inconscientemente, apostamos todas as nossas fichas em quem nos parece ser capaz disso. Ao percebermos que O outro não consegue fazer isso, vem a frustração, a raiva e a decepção.

2 – Auto desprezo O fato de muitas vezes não receber do outro o que espera faz com que sintamos que culpa é nossa, e então começamos a nos desprezar. Sentimentos como -Ah se eu fosse interessante, me ouviriam, – Se eu fosse importante, se importariam comigo, -Se eu fosse especial, não me abandonariam – acabam por tomar conta da mente, e torna isso em uma verdade absoluta.

3 – Auto sabotagem Segundo o site Infopedia o termo Sabotagem é impedir o sucesso de alguma coisa. Então Auto sabotagem é impedir o próprio sucesso. É destruir, minar qualquer coisa ou atividade que tenha potencial de crescimento na própria vida.

4 – O Vitimismo Quando achamos todos injustos nos colocamos na posição de quem sempre sai prejudicado. A intenção é despertar nos outros compaixão, mas às vezes o efeito é o contrário e o fato das pessoas já se afastarem por causa dessa atitude nos leva a mais sentimentos de auto desprezo e assim mais vitimismo.

Como vimos um abismo chama outro. Na falta de amor próprio a solidão se instala, a tristeza toma conta e a raiva vai sendo contida até o momento em que a gente adoece.

Como quebrar esse ciclo de dor

Ainda que seja difícil enxergar terra firme quando se está afundado em um mar de emoções devastadoras, é preciso acreditar que ela está lá.

  • Autoconhecimento O primeiro passo para mudar nossa vida é buscar nos conhecer. Saber de que estrutura somos formados, quais as crenças constituem nossas certezas, quais padrões dirigem nossas atitudes. Sem isso, estamos sem rumo. É um trabalho árduo, mas fascinante.
  • Mudanças de pensamentos e de atitude. Se autoconhecer-se é o primeiro passo, o segundo sem dúvida é a ação. Se nós agora compreendemos as coisas que nos afligem, não podemos apenas aceitá-las. Trabalhar para que essa mudança aconteça vai desde transformar-se por dentro a expressar isso do lado de fora. Rejeitar pensamentos negativos, questioná-los ou simplesmente ressignificá-los pode fazer milagres pelo nosso amor próprio.
  • Auto compaixão 0 processo de construção do amor próprio muitas vezes leva um tempo maior do que gostaríamos. Exige de nós resiliência e constância. Ter paciência é fundamental, olhar para si como uma obra prima que está sendo esculpida, se livrando de todos os excessos, isso dói, mas no fim veremos que valeu a pena.
mulher fazendo coração com as mãos ao sol - amor próprio

Lembra daquela criança indefesa no começo deste texto? Voce começou a construir o muro de proteção que ela não teve. Esse muro não te separa dos outros, ao contrário te dá segurança para ter relacionamentos que te fazem bem, porque agora você não exige amor de ninguém, você já tem amor próprio, agora vc partilha esse amor, sem medo, sem cobranças e certa de que o amor que receber também terá que ser assim.

Abaixo uma lista de livros que podem te ajudar a se compreender melhor e ao mesmo tempo criar na sua vida a mudança que tanto deseja

Aqui estão 10 livros que focam diretamente em amor próprio e autocompaixão:

1– O Caminho para a Autoaceitação – Tara Brach. Tara Brach explora a importância da autoaceitação como caminho para o amor-próprio, com práticas para lidar com a autocrítica e encontrar paz interior.


2. “Ame-se e Cure Sua Vida” – Louise Hay
Um clássico sobre amor próprio, Louise Hay mostra como nossas crenças afetam nossa autoestima e ensina a cultivar o amor por si mesmo.


3. “Autoestima: Como Aprender a Gostar de Si Mesmo” – Melody Beattie
Beattie aborda como a autoestima influencia nossos relacionamentos e decisões, oferecendo passos práticos para fortalecer o amor próprio.


4. “Se Ame Antes de Amar” – Yasmin Mogahed
Um livro que explora a relação entre o amor-próprio e a espiritualidade, incentivando o leitor a se encontrar e se aceitar antes de buscar o amor externo.


5. “A Coragem de Ser Imperfeito” – Brené Brown
Brené Brown ensina sobre a importância de aceitar as próprias vulnerabilidades e imperfeições como uma forma de desenvolver o amor próprio.


6. “Mulheres que Correm com os Lobos” – Clarissa Pinkola Estés
Este livro utiliza mitos e histórias para falar sobre o poder da intuição feminina e a importância de cada mulher se reconectar com sua verdadeira essência.


7. “O Poder da Autocompaixão” – Kristin Neff
Kristin Neff ensina o valor da autocompaixão e como tratar a si mesmo com a mesma gentileza que tratamos aos outros, o que é essencial para o amor-próprio.


8. “Eu Escolho Ser Feliz” – Marcela Taís
Um livro de reflexões e práticas de autocuidado e aceitação, com o objetivo de ajudar cada pessoa a encontrar e valorizar a própria felicidade e essência.


9. “Aceitação Radical” – Tara Brach
Outro livro de Tara Brach que ensina a importância de aceitar quem somos, sem críticas, como um caminho para a paz interior e o amor próprio.


10. “A Revolução do Pouco Importa: Como Não se Preocupar com o que os Outros Pensam” – Mark Manson
Mark Manson questiona padrões sociais e nos desafia a valorizar o que realmente importa para nós, como caminho para o autoconhecimento e a confiança em si mesmo.

Experenciar

Writer & Blogger

Todas as categorias

EBOOK

Meu diário das emoções

Para crianças de 4 a 12 anos.

Administrator

CONTACTOS